terça-feira, 26 de maio de 2009

Vestibulares à vista!

Serei marinheiro de primeira viagem no novo ENEM, já é fato. Mas até a prova sair vai rolar muita água... Já temos confirmadas 19 federais das 55 do país, o MEC estuda uma proposta para diminuir suas 200 questões, o que deixaria a prova com cara de prova e não de maratona... Mas por enquanto o ENEM é segundo plano para os vestibulares semestrais que já se aproximam. Pela minha infelicidade nem "ousei" participar... Primeiro pelo despreparo em que eu me encontro e segundo pela escassez de cursos que me interessam no meio do ano. Mas a incógnita que fica é a seguinte: Serão esses os últimos vestibulares normais de que teremos notícias? Esse novo ENEM vai gerar realmente uma reviravolta na educação do país? Respoderia que sim, que esses serão os últimos tradicionais métodos seletivos para as instituições de ensino superior, que agora terão assim como todas as escolas e colégios se adaptarem e se reformularem para o novo ENEM que sim mexerá com tudo e todos nos ensinos públicos e privados do Brasil. Não tenho idéia do que se passa em escolas públicas, mas já sei que as particulares já se preparam, levando em conta que na minha cidade os colégios com cursos pré-vestibulares já anunciam estarem adaptados para o novo ENEM em rádios e outdoors, como aluno de uma delas não notei diferença, ainda, salvo que isso seja puro merchandising... Vai entender né... Agora, como um país tão desorganizado em questões educacionais irá se adaptar a isso tudo? E a questão de cotas pra negros e etcetera como ficará? É crer pra ver ou ver pra crer, porque agora é só questão de tempo.

2 comentários:

Unknown disse...

Talvez esse novo Enem seja uma alternativa melhor pra distribuir as vagas nas universidades federais. Ou não! Só não queria ser tambem cobaia nesse processo. E sabemos muito bem como as coisas acontecem no Brasil, quero garantir minha vaga agora no meio do ano, apesar de não saber bem se o curso que escolhi é o realmente o que quero. Mas vamos ver no que vai da essa história toda. Então boa sorte a todosss =]e Caio adorei seu blog. saudades

Nádia disse...

Tudo na vida é desafiador, difícil mas não impossível.Porem estude mesmo,Caio,e terá o seu lugar garantido!Bjos.