terça-feira, 27 de julho de 2010

Hering Free Blues X Hering Master Blues

Depois de um ano e meio tocando gaita finalmente consegui o tão estimado método do Benévides Chiréia Júnior, como estava há alguns meses parado resolvi estudá-lo por inteiro para voltar a forma. Mas acontece que eu só estava com uma Hohner Blues Band em C e cá entre nós a gaita é muito ruim e não ajuda nem um pouco nos estudos. Resolvi comprar uma Hering Free Blues em C para estudar e me habituar novamente a levar ela para todo lado, assim como eu fazia com minha Bends Juke quando comecei a tocar. Como já possuia uma Hering Master Blues resolvi fazer uma postagem comparativa entre os dois modelos, já que muito se fala sobre o assunto em posts e fóruns na internet.
Bem, vamos ao que interessa! A Free Blues há anos é de longe a gaita mais vendida do Brasil. 9 em cada 10 gaitistas começaram seus estudos por ela. O segredo do sucesso está todo voltado ao seu custo benefício. Antes de Bends Prima aparecer a Free Blues tinha o melhor custo benefício do mercado, não tive oportunidade de me aprofundar numa Bends Prima, mas sei que as gaitas são bem semelhantes... Há poucos anos atrás dava pra se comprar Free Blues com 20/35 reais. Depois do surgimento da Bends e do encarecimento repentino das gaitas, o preço passou para 40/60 reais. Mesmo assim o valor continua bem viável para iniciantes que desejam embarcar no mundo das harmônicas.
Diferente do que muitos pensam a gaita não é a mesma coisa que a Hering Master Blues, por mais que elas pareçam externamente alguns fatores geram grandes diferenças entre as duas gaitas. O principal todo mundo já sabe: o fato do corpo da Free Blues ser feito de plástico e não de madeira. Se por um lado perdemos timbre e volume, por outro ganhamos mais durabilidade pelo fato do plástico reter menos umidade do que a madeira. Agora a principal diferença das duas gaitas é a vedação de ambas. A Free Blues conta com três parafusos prendendo a placa de vozes no corpo e mais dois com a tampa que servem para segurar o resto da placa que fica meio solto. Na Master Blues temos cinco parafusos no corpo e mais dois com os da tampa. Obviamente que a vedação da Master Blues é superior possibilitando até que se toque com a gaita sem as tampas, o que facilita bastante na hora de afinar o instrumento. Esses dois fatores justificam o porque das gaitas terem 20 reais de diferença no preço. No geral as gaitas são sim identicas, a diferença agora só fica por conta dos grafismos das tampas.
De todas as gaitas fabricadas pela Hering eu diria que a Master Blues é o modelo ideal quando se trata de custo benefício. Ressalto a maciez e o volume encontrado na gaita. O som não é aveludado e nem tão cristalino, mas não deixa a desejar em momento algum. A durabilidade também não é das melhores, mas vale lembrar que você está pagando em média só 60 reais no modelo e que a gaita é de fácil assistência técnica.
Se você quer começar a tocar gaita e não sabe qual dos dois modelos levar, escolha a que você puder pagar, pois são duas ótimas gaitas. Eu particularmente prefiro a Master Blues, pois ela é mais versátil e pode ser usada até em shows que se necessite microfonar a gaita. A Free Blues perde muito por ter um timbre pior e pelo seu vazamento nas casas das extremidades. Se puder pagar mais caro não receie em levar sua Master Blues.
Em breve posto mais reviews de outros modelos, espero ter esclarecido algumas dúvidas!

13 comentários:

Empregos em Montes Claros - MG disse...

Muito obrigado, tenho a Free Blues, achei seu post por acaso no Google, tava procurando pela Golden, eu nao conhecia a master qnd fui comprar a minha, e olha q comprei depois de muita indicação, até vídeo no tube eu olho qnd vou comprar essas coisas, ela era a q tinha o melhor som, das gaitas de iniciante, e cara, é muito boaaaaaaaaa mesmo. Nossa, eu tiro uns sons nela q estão impressionando até a mim mesmo, só tem duas semanas q comecei a praticar. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de testar a master, e acho q nem vou ter, já to comprando a Golden, rsrsrs.

Grande abraço

Matheus disse...

Ps: Não pare, continue ajudando as pessoas com sua sabedoria. Me ajudou muito com o post da comparação.

Alexandre Alkmim disse...

Valeu pela resenha tb. Eu estou considerando pegar uma master tb... por isso achei seu blog.

Hey, esse material que comentou é bom pra retomar? Explico: eu também voltarei a tocar. rs e nunca comprei um material pra instruir... com tanta coisa na internet parece fácil economizar uma grana e procurar documentos, mas não é bem por ai... rs Daria um bom post tb.

abs!!!

ow, poe o app de comentar pelo face aqui tb. eu n tenho esse problema pq o google domina tb, mas pelo face a gnt divulga qd comenta tb. : )

monzinho disse...

AI GENTE MORO EM BH EU QUERO COMPRAR UMA GAITA E NAO SEI ONDE EU ACHO UMA LOJA EM BH ALGUEM PODEME INDICAR ONDE TEM DAS DUAS DO TEXTO LA EM CIMA POR FAVOR VLW

Caio Machado disse...

Olá pessoal, me perdoem pelo período de inatividade do blog. Andei muito ocupado nos últimos cinco meses e só agora poderei voltar a postar. Inclusive já estou preparando posts sobre mais três modelos de gaita que adquiri recentemente. Fico feliz que vocês quatro tenham se instruído bem com o meu post comparativo.
@Alexandre Alkmin: Sobre o método do Bené, ele é excelente para se estudar gaita, não sei se ele ainda é vendido mas posso fornecer o link do Facebook do autor para um posterior contato:
http://www.facebook.com/bene.chireia
Logo verei como integrar o Facebook ao meu blog pra facilitar o acesso e os comentários também!
@monzinho: Não moro em BH, não consigo te instruir sobre possíveis lojas de música. Mas temos diversas lojas online como The Riffs, Harmonica Master, Foxtrot, etc...

Pablo Alonço disse...

Muito obrigado, comecei a 1 semana o estuda da gaita, comecei com uma colegial da hering, agora pretendo comprar uma free blues ou master, como na minha cidade nao existe free blues em C, acho que vou acabar comprando a Master blues em C. O valor é 20 reais mais caro, mas se eu fosse comprar a free blues em C pela internet sairia o mesmo preço.
Valeu pelas dicas.

Anônimo disse...

monziho
sei que to um pouco atrazado, mas se ainda tiver precisando, em bh tem a serenata, sonica, e muitas outras ,se quiser mais é so voce colocar loja de instrumentos musicais no google maps.
espero ter ajudado

Unknown disse...

Eu tenho uma Hering Master Blues e estou começando ainda e fico em dúvida sobre os "bands" as técnicas que eu tento consigo pouca coisa mas quase nada. Se puder me ajudar agradeço!

Marcelo disse...

Graças ao seu blog pide chegar na loja com uma idéia formada do que eu queria. Fui na Casa Vitalle aqui em sampa, procurando uma free ou master blues em C, e para minha surpresa, vi poucas opções de gaita, apenas os modelos free, master e black blues, sendo que apenas a master em C, foi a que comprei. Me decepcionei com a pouca oferta de modelos de gaita mesmo estando em SP, e junto com a má vontade do vendedor, de agora em diante só compro gaita pela internet.

Caio Machado disse...

Olá Eliabe, existem algumas videoaulas no Youtube sobre Bends. Não é exatamente um assunto que eu conseguiria te explicar por texto. Procure algum material, escute bastante blues, pode ser útil. Olá Marcelo, fico feliz que o blog tenha sido útil na sua escolha, espero que não tenha se arrependido da escolha feita. Infelizmente, eu sofro muito com essa questão de vendedores de instrumentos em lojas físicas. Na cidade que vivo atualmente existe apenas uma loja de instrumentos. Os vendedores são ótimos, mas os preços são meio salgados. Ainda bem que podemos contar com a internet e ter a praticidade de escolher o melhor preço e anda receber em casa. Abraço aos leitores.

Unknown disse...

Me ajudou pra caramba! Primeira gaita, continua ajudando... Achei tu blog por acaso e já estou apaixonada. <3

Wagner disse...

Boa noite, por gentileza eu comprei a Hering Special 48, sabe me dizer se presta? Vou começar agora com gaita estou perdido, mais agora já comprei rsrs

Unknown disse...

Caio,

Eu estava em dúvidas entre ambas e também pelo seu post acabei optando pela Master Blues. A diferença na loja da Hering é de 9,00 (Free blues 79,00 e Master Blues 88,00). Obrigado mesmo. Vou me inteirar sobre este método do Benévides Chiréia Júnior, que você deu a dica. Se tiver mais indicações, somo todos ouvidos, rs.
Abraços