quinta-feira, 17 de outubro de 2019

Kongsheng Benders


Antes de ler esta publicação é necessário ler o review da Kongsheng Amazing 20 publicado no mês passado aqui no blog. Pedi a Benders pela loja Do Re Mi Musical no dia 11 de setembro e ela chegou em minha casa no dia 14 de outubro. Devido as minhas duas experiências recentes de compra no Aliexpress, está comprovado que pelo menos os pedidos individuais estão chegado em 30 dias cravados. O que torna a possibilidade de importar gaitas da China algo muito concreto e interessante.


Desta vez não tive problemas com cores ou afinação errada, e como disse no post da Amazing 20, a Benders me custou apenas 20 reais, que completei do valor que a loja havia me reembolsado por ter enviado a gaita em cor e afinação errada. Agora a questão que reverbera em minha cabeça é: A Kongsheng Benders vale os 20 reais a mais do que a Kongsheng Amazing 20? A minha resposta curta e grossa é: não.

O case é sólido e garante a segurança da gaita, sem chicotear.
As duas gaitas são iguais*, com exceção da tampa de alumínio e dos parafusos que as prendem na gaita. Eles são ligeiramente maiores do que aos utilizados para prender as tampas da Amazing 20. Outro fator a ser observado é que a Benders é o que ela é quase idêntica à Suzuki Blues Master, já resenhada aqui no blog alguns anos atrás, as diferenças estão no corpo e em algumas proporções que são levemente maiores. E sim, o detalhe em baixo relevo da Benders deixa a pegada da gaita mais firme. Tirando isto, os grafismos em laser e layout seguem iguais, mas a Benders é ridiculamente mais alta que a Suzuki.

Amazing Benders ou Benders 20?
Não há muito a se dizer sobre a Benders, por isso recomendo a leitura do review da Amazing 20, já que elas são virtualmente iguais. Eu particularmente preferi a Amazing 20, tanto que troquei as tampas das gaitas e tornei minha Amazing 20 branca e afinada em Bb como eu desejava desde o início. Aliás, é isto que mais difere nas duas gaitas, a aparência. Em relação ao desempenho de ambas, senti a Benders um pouco mais lenta do que a Amazing 20, mesmo ela sendo mais confortável e ergonômica. Pode ser só impressão minha... Por hoje é só, em breve estarei de volta com mais publicações.

* Após publicar o texto no grupo Gaita-L do Facebook, um representante da Kongsheng Brasil fez uma observação sobre as similaridades da Benders e Amazing 20, bem como as semelhanças com as gaitas da Suzuki citadas no texto. Confira a seguir o texto na íntegra:

2 comentários:

TrailUAI disse...

Muito legal

Jorge Albino disse...

Realmente, ela é tem o som bem mais alto que a BluesMaster da Suzuki, prefiro um som mais suave.
Mas tenho duas, uma Amazing e uma Benders, são boas gaitas em relação ao preço atual das clássicas.