sexta-feira, 4 de outubro de 2019

Customizamos e testamos uma SHG Master Blues até o limite! - Parte 1


Por Marcos Castelani

Há dez anos comprei minha primeira gaita do modelo Master Blues fabricada pela Hering Harmônicas, a propósito, ela ainda continua em uso mesmo depois de todos esses anos.
Sabemos que a Hering passou por uma má administração nos últimos anos e a qualidade das gaitas caiu muito a ponto de ficarem inutilizáveis, mas a fábrica foi adquirida recentemente por um ex-funcionário e agora temos uma reformulação nas gaitas e promessas de melhor qualidade nos instrumentos.
Confesso que fiquei muito empolgado com as novas gaitas e resolvi comprar uma para experimentar. O preço não é muito atrativo, quando comprei a primeira gaita há dez anos ela custava apenas 50 reais e, atualmente em uma loja física aqui de Lages/SC, ela custa em torno de 130 reais, podendo ser encontrada em lojas virtuais um pouco mais barata, mas temos que levar o frete em conta.
Acompanhei algumas discussões em grupos de gaita na internet sobre essas novas gaitas e apesar das reclamações sobre a durabilidades delas ainda continuarem, resolvi dar um voto de confiança. Bom, farei um review sincero sobre a gaita, executarei as melhorias e customizações necessárias nela conforme meu gosto pessoal e vou usá-la para estudos diários de no mínimo 30 minutos no período um mês.

Primeiras Impressões “out of box”
A SHG Master Blues é uma gaita leve pra tocar, veio afinada corretamente, os bends são fáceis para executar e ela passa a sensação de ser um instrumento robusto e com som brilhante. Eu diria que é uma gaita que poderia ser utilizada tranquilamente out of box, mas que pode melhorar com alguns ajustes.

Review
Vamos lá! A gaita está bonitona por dentro e por fora, fiz algumas fotos e farei alguns comentários sobre o meu veredito:


Sobra corpo ou falta placa ? Nunca saberemos. Olhando atentamente nas bordas vemos que as placa de vozes não ocupam o espaço todo do corpo, atrapalha em algo? Só na parte estética.


Olhando assim parece estar tudo certo, mas quando removemos os parafusos que unem as placas ao corpo notamos um leve empeno nelas que acaba prejudicando um pouco na vedação. Resolverei isso no processo de customização.


O corpo dela não está “100% no esquadro” e temos uma diferença no tamanho dos slots.

Olhem bem para a segunda casa, seria um erro em maquinário ou um erro na secagem da madeira? Isso acontecia na também em alguns modelos antigos. A seguir outros dois corpos de Hering Master Blues, um com defeito similar e um outro bom, os dois com aproximadamente oito anos de idade.


Mesmo assim deixarei o corpo que veio nela, gostei do nome HERING escrito em branco (bem que já poderia ser só SHG, né?). Pra finalizar tirei umas fotos das placas de vozes sobrepostas em uma mesa de luz improvisada.


Tá razoável, mas da pra melhorar um pouquinho. E por fim notei essas marcas de tempera nas palhetas.

Customização
O que vai rolar com essa gaita? Vou fazer a vedação do corpo com cera de abelha, abrir a parte de traseira das tampas de cobertura, regular a altura das palhetas, embossing, afinação e bocal vitrificado pra aumentar o conforto pra tocar, mas isso tudo vai ficar pra um próximo post.
Abraços!
Marcos Castelani

Um comentário:

Michkin disse...

Como ela ficou? Você acha que se trabalhar direitinho nela ela se compara a uma marine band? abraços!