terça-feira, 30 de julho de 2019

Hohner Marine Band 1896


Demorou, mas finalmente coloquei as mãos na minha primeira Hohner Marine Band 1896. No começo do mês voltei a realizar shows em bares e pra completar meu arsenal adquiri algumas gaitas novas. Por pressa demais, acabei comprando uma gaita em F,  quando a afinação que eu precisava era C. Pensei na segunda posição da gaita em Fá e me confundi... O lado bom é que estou montando um tributo ao Bob Dylan e vou usar a gaita pra tocar I Want You e Mr. Tambourine Man.

Comprei minha Marine Band por 238 reais no Mercado Livre. Achei um preço bastante salgado levando em conta que eu poderia importar a mesma pelo eBay na faixa de 165 reais. Porém como eu precisava com urgência, os reais que paguei a mais não foram tão prejudiciais assim. A loja que me vendeu se chama TJF Som e Eventos e fica em Trombudo Central, Santa Catarina. O produto chegou em tempo hábil e eles ainda ofereceram nota fiscal e garantia.


A Hohner Marine Band vem numa caixa de papel com descrições sobre o produto e a promessa de um código promocional para aulas grátis no período de um mês no site Blues Harmonica do gaitista David Barrett. Dei olhada no material de estudo e é de bastante qualidade. O conteúdo pode ser um tanto quanto avançado para iniciantes, pois a primeira lição já aborda a técnica de tongue blocking. Outro entrave é que as aulas estão em inglês, o que pode prejudicar quem não fala o idioma.

A caixa de plástico da gaita está com os grafismos menores do que costumavam vir antigamente, porém ela armazena bem o instrumento, pecando apenas por dar uma leve chicoteada, mas nada que comprometa a proteção. A primeira surpresa que tive quando recebi a gaita foi a leveza da mesma. Não agradei tanto deste fator, porque gosto de gaitas mais pesadas, porém como toco bastante no suporte segurador, o peso final conta bastante para evitar dores no pescoço.


Quanto à qualidade do instrumento, não há muito do que questionar, pois se trata do arquétipo de tudo que conhecemos no mundo da gaita diatônica. As tampas são firmes e feitas de aço inoxidável e estão pregadas (com pregos!) em placas de vozes de 0,9 mm feitas de latão, afixadas (com pregos!) num corpo de madeira de pereira, que por sinal possui pouco ou quase nenhum verniz e tem as extremidades bastante pontiagudas, que frequentemente são arredondadas durante customizações.

Outra coisa customizada na gaita é a abertura traseira das tampas de aço, que vem de fábrica bastante fechada, o que torna o instrumento um pouco mais baixo do que as demais gaitas que já toquei. Isto não torna a gaita pior, e sim apenas única e tradicional. Todas estas customizações já vem de fábrica na Marine Band Deluxe e acredito que são deixadas como são na 1896 para manter as características do tão icônico instrumento.


Quanto à tocabilidade, o instrumento apresenta ótima resposta sonora, facilidade em aplicação de bends, tanto aspirados, quanto soprados e muita clareza nas notas. A afinação é impecável, e levando minha experiência com gaitas das marca em consideração, acredito que ela permanecerá afinada por bastante tempo. Em paralelo à minha Hohner Golden Melody em F, senti a Marine Band um pouco mais lenta, mas sinto que todas as gaitas com corpo de plástico são mais rápidas.

De modo geral, a gaita é ótima. Possui um timbre de propagação média-alta bastante clássico. As únicas coisas que considerei defeitos não me atrapalham, pois na maioria das vezes minhas gaitas estão anexadas no meu suporte segurador de gaita. Pra ficar ainda melhor, é só mandar pra algum luthier e fazer as melhorias já conhecidas no instrumento. Em breve pretendo adquirir outras Marine Bands, quem sabe uma Thunderbird em alguma afinação baixa?

Nenhum comentário: