quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Suzuki Overdrive MR-300

Farei um breve review sobre esta gaita bastante exótica da fabricante japonesa Suzuki que obtive no mês de julho deste ano. Por se tratar de um modelo voltado exclusivamente para cromatismo, ao possibilitar e facilitar overdraws e overblows por meio da disposição dos furos na tampa da gaita, não me dei muito bem com o instrumento por não dominar tais técnicas.

A Suzuki Ovedrive vem num estojo de plástico preto bastante similar ao da Bluesmaster, porém ele é superior por possui um acomodamento em veludo no interior, que impossibilita o chicoteamento da gaita e otimiza a proteção do instrumento. O manual de instruções que acompanha a gaita está em japonês em inglês e não ajuda muito, sequer específicando as características da gaita.

A primeira impressão do instrumento é ótima, pois ela possui um excelente acabamento, peso significativo e claro, um visual matador. Fabricada no Japão, a gaita é bastante robusta. A tampa preta combina com o corpo vermelho de plástico e a qualidade da afinação e timbre é garantida pelas tradicionais palhetas de fósforo bronze afinadas a laser.

O principal diferencial desta gaita é o fato de não possuir aberturas traseiras e sim furos para cada nota aspirada e soprada, que possibilitam a execução facilitada de overdraws e overbends. O corpo e as placas de vozes, combinadas com os furos da tampa formam câmaras de ar individuais que possibilitam o cromatismo, bem como bend valvulados, o que explica o nome da gaita, por fazer alusão ao overdrive obtido ao se saturar amplificadores valvulados.


Como eu não sou um exímio gaitista e priorizo tocar folk no suporte, acompanhado de um violão, tais técnicas não me atraem. Confesso que sequer tive muito interesse em me adaptar à técnica dos furos para usufruir melhor da gaita. Acredito que instrumentistas mais técnicos e que gostam de overblows e overbends devem adorar a Suzuki Ovedrive, mas comigo não pegou.

Obtive esta gaita na loja Montral Music Shop do Mercado Livre pela quantia de 150 reais e ela pode ser encontrada com facilidade por cerca de 150-200 reais pela internet. Por mais que eu não tenha gostado do instrumento, reconheço que a Suzuki Overdrive é de longe a gaita mais alta que já toquei na vida. Mesmo que eu não tenha tocado em tantas gaitas diatônicas, nunca encontrei outro instrumento com tamanho volume!

Nenhum comentário: