É com grande pesar que a Bends Harmonicas notificou semana passada o encerramento de suas atividades previsto agora para o dia 31 de março. Em aproximadamente cinco anos na ativa a empresa confirmou que um pouco de publicidade bem investida e o contato direto com seus clientes é essencial para que um tão defasado mercado como o de gaitas funcionasse progressivamente, chegando a ponto de se equiparar com as já centenárias e tradicionais marcas de gaita ao redor do mundo, como a Hohner, Suzuki e a brasileira Hering que agora monopolizará novamente como a única fabricante nacional de harmônicas.

Ao contrário de sua concorrente Hering, a Bends sempre apostou em um marketing efetivo e frequentemente lançava workshops com a presença de seus vários endorsees que ostentavam com orgulho o nome da fábrica. Dentre eles poderiamos destacar Vasco Faé, Ivan Marcio, Leandro Ferrari, etc. Sem contar os diversos modelos de qualidade que a marca já apresentava em tão pouco tempo de mercado. Tive o prazer de começar o meu aprendizado de gaita com uma Bends Juke, que se mostrou extremamente durável e me rendeu até um post com um review sobre a mesma. Quem teve oportunidade de experimentar uma Bends com certeza não se frustrou e provavelmente sentirá muito com o fechamento da fábrica e para quem não conheceu o instrumento, felizmente ainda encontraremos muitas delas disponíveis no mercado.
Infelizmente não poderemos mais contar com a garantia vitalícia que a Bends fornecia aos seus produtos, perderemos o excelente material de aulas do Aprenda Gaita Grátis e tampouco conseguiremos mais espaço em um país onde a harmônica se mostra um instrumento pouco difundido e vítima de constante preconceito e marginalização. Uma grande perca para a gaita no país e também uma má notícia para nós gaitistas que sobramos apenas com a Hering que sempre se mostrou com uma postura distante e neutra em relação a inovações e no tratamento direto ao consumidor, matéria que anteriormente a Bends tirava de letra.