sexta-feira, 23 de agosto de 2019

O Dia da Gaita no Brasil

A data de 23 de agosto foi escolhido pela comunidade de gaitistas brasileiros para se comemorar o dia da gaita. A discussão sobre o tema foi germinada em 2017 numa página do Facebook e na ocasião, algumas datas foram escolhidas como as mais representativas para o instrumento no país. Foi cogitado escolher o dia da fundação da fábrica da Hering no país, dentre outras datas, porém o aniversário da morte de Edu da Gaita, provou-se um marco mais significativo para o instrumento.

A fim de oficializar a data, o gaitista paulista Ailton Rios tentou contato com diversos parlamentares de São Paulo e após mais de um ano de labuta, conseguiu encontrar um vereador interessado na causa. Para aprovação da lei municipal, o político pediu que Ailton formulasse um texto acerca da trajetória de Edu da Gaita, que inclusive já está tramitando na câmara dos vereadores de São Paulo e irei compartilhar na íntegra a seguir:
“A música foi a razão da minha vida” ou ainda “Um músico que teve o descuido de tocar um instrumento sem Cátedra”
Edu da Gaita, nasceu no dia 13 de outubro de 1916, em Jaguarão/RS, e faleceu em 23 de agosto de 1982 no Rio de Janeiro/, foi batizado Eduardo Nadruz, filho de imigrantes árabes.
Será que a palavra prodígio cabe aqui? Um dos pioneiros da Gaita no Brasil. Começou a se apresentar publicamente em 1925, isso aos nove anos de idade. 
A historia conta que em 1926, chega em Pelotas/RS um certo professor Charles representante da Hohnner (Fábrica de Gaitas Alemã, que existe até hoje), e promoveu um concurso de Gaitas que teve a participação de 300 alunos dos colégios Gonzaga e Pelotence, do qual foram selecionados 15 finalistas.
A final  aconteceu no Teatro Guarani, Edu foi o último a se apresentar vencendo o franco favorito, um garoto chamado Simplício Garcia. O Edu apresentou uma série de trechos de ópera e terminou com O Guarani a surpresa final que levou o público ao delírio e abocanhou o prêmio de 200 mil réis sendo carregado pelo público nas ruas da cidade.
Na década de 1930 (1933) a família passa por problemas financeiros e o Edu vem para São Paulo para conseguir em emprego e ajudar nas despesas da família. Ciente da hostilidade dos Paulistas com os Gaúchos por conta da Revolução de 1932, primeiro vai para Santos e depois para São Paulo.
O dinheiro que trouxe acabou, tendo inclusive que sair da pensão que alugou, andando pelo Centro chegou na Avenida São João, na Ladeira do Martinelli viu um homem tocando Gaita e recolhendo uns trocados, dirigiu-se para a Casa Manon que ficava ali na Rua 24 de Maio (aliás foi na Casa Manon que adquiri minha primeira Gaita, uma Gaita Cromática 64 vozes).
Conta a história que o balconista ao ser questionado pelo Edu se tinha Gaita este chamou o Gerente que disse: “Esse instrumento não vende, ninguém toca, temos um estoque antigo aí”, o Edu fez um acordo com o Gerente “que comissão eu ganho se ajudar a vender suas gaitas?”. Foi combinado 30% o Edu escolheu uma Gaita e foi para a porta da loja, ficou tocando e em duas horas já tinha vendido todas as gaitas, e o menino com 17 anos inicia sua vida como músico ambulante (hoje chamamos de Músico de Rua).
Em 1934 muda-se para o Rio de Janeiro, nessa época o ambiente cultural no Rio fervilhava e o Edu conheceu grandes nomes da época, foi levado à Rádio Mayrink Veiga, foi aí que Eduardo Nadruz, inicialmente virou Edu e sua Gaita e depois Edu da Gaita, sugestão de César Ladeira que lhe disse que o nome Eduardo era anti-radiofônico. A carreira musical ainda não tinha engrenado, entre 1935 e 1939, trabalhou também, como cantor de tangos, vendedor de livros, datilógrafo, pianista de bordel.
Em 1937 foi convidado a participar de um espetáculo no Cassino Copacabana, foi preciso tirar uma Carteira de Trabalho, foi ao Ministério do Trabalho: onde ocorreu um diálogo que deu lugar à concessão de um dos documentos mais surrealistas da história da música profissional do Brasil: 
“Impossível! O homem não tem profissão definida, diz que é tocador de gaita… isso não existe em nenhuma categoria musical ou artística! ” Chega um outro e comenta – Seu Furtado, se o homem faz música é músico… seja em que instrumento for. Quem toca piano é pianista, violino é violinista, gaita só pode ser gaitista… Furtado mais uma vez argumentou que a classificação tinha que ser como músico e não como instrumentista e, após uma calorosa discussão, entregou a Eduardo Nadruz a carteira profissional número 70.748, série 27, determinando sua condição de “músico excêntrico” (em 1948, já famoso e reconhecido, foi emitida a segunda via, ratificando a primeira…).
Entretanto a grande guinada da carreira musical do Edu, acontece em 1945 quando toma conhecimento da música “Moto Perpétuo” de Nicollò Paganini, foram necessários onze anos de estudos para executar a obra de 2400 notas em no máximo quatro minutos, foi o primeiro instrumentista de sopro a conseguir esse feito em todo o mundo, Edu gravou em Junho de 1956 no tempo recorde de 3,21 segundos.
Outro grande feito: em 22 de novembro de 1958, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, acompanhado pela Orquestra Sinfônica Brasileira e em primeira audição mundial, Edu executou o concerto para harmônica de boca e orquestra de Radamés Gnattali, sob a regência do autor, ganhando o prêmio de música erudita conferido pela Prefeitura do Rio de Janeiro, Edu correu países com sua performance na Gaita.
De 1939 a 1980 – Deixou mais de 20 Discos gravados entre discos 78 Rotações, LPs e CDs, um legado considerável para a Música Popular Brasileira e para a Gaita de Boca (Harmônica como o mundo todo conhece).
“A Música foi a razão da minha vida”, são literalmente as últimas palavras ditas por Edu da Gaita, no dia 22 de Agosto de 1982, segundo seu filho: Eduardo Nadruz Filho. “Um Músico Que Teve o Descuido de Tocar Um Instrumento Sem Cátedra”, isto é não é estudado ou ensinado em Escolas de Música.
Da rua para as grandes salas de concerto, de obras musicais folclóricas a peças escrita especificamente para Gaita, da informalidade para grandes registros fonográficos que estão disponíveis para todos nós ouvirmos, de instrumento sem cátedra para os Cursos Superiores de Música. A Gaita também é utilizada para em Consultórios Médicos mais especificamente em Fisioterapia Respiratória para Reabilitação Pulmonar.
Edu da Gaita um dos pioneiros que modificou o “olhar” sobre essa pequena notável: A Gaita de Boca. Devido ao seu talento e virtuosismo no instrumento chegou a ser considerado um dos maiores no mundo no instrumento foi apelidado de “O Mago da Gaita” e por ser magro não escapava das brincadeiras dos amigos que o chamavam de “O Magro da Gaita”. 
Edu tem algumas homenagens pelo Brasil, poucas se pensarmos na importância deste artista para a Música no mundo não só para a Harmônica (Gaita) é nome de alguns logradouros: (Rua Eduardo Nadruz) Rio de Janeiro-RJ, Campinas-SP, Porto Alegre-RS e (Rua Edu da Gaita) Fortaleza-CE, Cidreira-RS.
Esse texto não é a biografia do Edu, são apenas alguns fatos importantes sobre sua historia e carreira.
A torcida é que a data se estabeleça como o Dia da Gaita no Brasil, e nada melhor do que homenagear este brilhante gaitista, que possui singela, única e brilhante trajetória e representatividade internacional. Ao término da postagem, irei compartilhar os links consultados por Ailton para elaborar esta pequena biografia. Enquanto a lei não é sancionada em SP, os gaitistas de todo o país ainda podem celebrar a data ainda não oficial deste pequeno gigantesco instrumento!

Bibliografia:


Áudios:

Pesquisa realizada em 13 de agosto de 2019 às 17 horas por Ailton Rios (Contato: ailtonrios@bol.com.br - (11) 96364-4432 (11) 99315-1983)

6 comentários:

Nádia disse...

Que história de vida linda!!! Amo ouvir gaita desde criança,pois papai tocava com tanto carinho!!! 👏👏👏👏

Ailton Rios disse...

Boa tarde.
Pessoal.
Acompanhem o andamento da PL 517/2029:
https://www.facebook.com/groups/diadagaita/
Ailton Rios

Ailton Rios disse...

Live hoje (23 08 2020) às 13 horas. Conheça a historia - 23 de Agosto dia da Gaita de Boca e do Gaitista. https://web.facebook.com/ailton.rios e https://www.instagram.com/ailtonrios/ --- #AiltonRios @ailtonrios

Ailton Rios disse...

Galera do Sopro/Aspiro.
Boa tarde
Conseguimos aprovar a PL 517/2019, que foi sancionada em 18/09/2020 virou Lei (Lei 17.470).
Agra a batalha é pelo Lei Estadual, dia 11/02/2021 foi publicada no D.O. a PL 60/2021.
Abraços
Ailton Rios
https://ailtonrios.blogspot.com/

Unknown disse...

Que história comovente e bela...

Ailton Rios disse...

Edu da Gaita. Um músico sensacional. De grande importância para a MPB e para a difusão e cultura da Gaita no Brasil e no Mundo. "23 de Agosto Dia da Gaita de Boca e do Gaitista", data em homenagem a memória do Edu da Gaita. Já temos a Lei Municipal e Estadual aqui em São Paulo/SP Abraços. Ailton Rios.