sexta-feira, 20 de setembro de 2019

Kongsheng Amazing 20


Comprei minha primeira gaita da Kongsheng no Aliexpress por meio da loja Do Re Mi Musical Instruments Store, que na ocasião ofereceria um preço mais baixo do que a própria loja oficial da fabricante de gaitas chinesas. Paguei R$66,48 por uma Kongsheng Amazing 20, em Bb, com corpo branco. Exatos 30 dias depois de fazer o pedido, recebi uma Kongsheng Amazing 20, de corpo laranja, afinada em F#!

Inicialmente fiquei meio frustrado, porque além de não ter gostado da cor, uma gaita em F# não teria muita utilidade para mim. Mas quando testei a gaita tive uma grata surpresa pela qualidade, conforto e volume. Este instrumento tem muito volume! Comparei com minha Marine Band em F (afinação que mais se aproximava) e fiquei maravilhado que o modelo mais barato da Kongsheng tivesse mais volume que a gaita mais famosa do mundo.


Como disse num post anterior sobre a chegada da Kongsheng no Brasil, as gaitas da marca são "inspiradas" no modelos da Suzuki, cujo modelos Harpmaster e Bluesmaster eram fabricadas na China pela própria Kongsheng. A Amazing 20 nada mais é do que uma Harpmaster melhorada, com o corpo ABS levemente maior, pouquíssimas diferenças visuais nas tampas, porém bastante discrepâncias nas placas de vozes, cuja qualidade maior, resulta em mais volume.

Diferente da Harpmaster, disponível apenas na cor preta, a Amazing 20 pode ser adquirida também nas cores laranja, azul mar e branco. A gaita vem armazenada num case com zíper, similar aos antigos estojos oferecidos pela Bends, Hering, e ainda disponíveis em alguns modelos mais caros da Hohner, como Thunderbird, Rocket, dentre outros. Na minhão opinião, é a melhor maneira de guardar gaitas individualmente, facilitando até para colocar no bolso da calça. A gaita também acompanha um lenço para limpeza e manual de instruções.

As placas de vozes são construídas com a tal liga de fósforo bronze exclusiva da Kongsheng, que provavelmente é o segredo de tanto volume e a fixação das mesmas no corpo de ABS é feita por sete parafusos! Infelizmente as palhetas são soldadas, o que pode prejudica uma futura troca das mesmas. Pela internet encontrei algumas fotos de outras Amazing 20 com a parte traseira aberta, então não sei dizer se existe mais de um modelo da mesma gaita, ou se o instrumento apenas foi customizado. Fico pensando como este instrumento poderia ficar ainda mais alto após ser personalizado...


Por se tratar do modelo de gaita mais barato da Kongsheng, fiquei bastante impressionado pela qualidade do instrumento, extremamente confortável de tocar, e com excelente projeção sonora. A gaita parece ser extremamente durável e a vedação me pareceu bastante eficaz. No começo, eu achava que o pessoal que comentava sobre a Kongsheng estava meio deslumbrado pela chegada de uma nova marca de gaita, mas a hype é verdadeira e eu estou muito curioso para adquirir outros modelos da fabricante.

E para quem está se perguntando o que procedeu após eu receber a gaita em uma afinação e cor errada: entrei em contato com o lojista do Aliexpress que prontamente me reembolsou sem mesmo pedir a devolução do instrumento. O que eu fiz com o dinheiro? Pedi uma Kongsheng Benders, de corpo branco, afinada em Bb, na mesma loja. Torcer para que desta vez a gaita chegue conforme solicitado na encomenda! Em breve publico o desfecho desta trajetória!

Nenhum comentário: