quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Gaita Sem Mestre - Célio Behring


Numa consulta simples sobre o termo "gaita" na Estante Virtual me deparei com o livro Gaita Sem Mestre do misterioso autor Célio Behring. Por míseros oito reais (isso inclui o frete, que por sinal foi mais caro que o livro...) adquiri o livrinho lançado pela antiga gráfica Tecnoprint, atual Ediouro. O exemplar não possui data em nenhum local. O único vestígio que encontrei de uma possível data de lançamento foi em outro anúncio na Estante Virtual. A data é 1978, mas pela diagramação “vintage” e pelo uso de termos como “V. S.”, acredito que o livro seja bem anterior a isso, inclusive por décadas.

Pra quem está dando seus primeiros sopros o livro pode ser bastante didático. Gaita Sem Mestre não trás informações sobre a origem e nem a construção do instrumento, ele vai direto a prática. Primeiro ele aborda a familiarização com o instrumento, através do uso de tablatura. Após isso, uma pequena parte teórica é introduzida. O bastante para a leitura de partituras em clave de sol. O livro é todo ilustrado, possui uma linguagem muito didática e às vezes até usa termos em diminutivo, como por exemplo: “letrinha” e “bonitinho”. O livro abrange os tons de gaita C e G (dó e sol, respectivamente).

O “livrinho” é bem honesto, e em suas 80 páginas é visível detectar o esforço para que surjam novos “artistas da gaita”. O que me intrigou nesse livro, é a falta de informações encontradas sobre o mesmo na internet. Não encontrei nada sobre o autor Célio Behring. A editora não possui nenhum tipo de informação sobre o livro, nem mesmo um catálogo antigo. A Ediouro é famosa pelo nicho de livros de bolsos, quase que exclusivamente vendidos em bancas e gondolas de supermercado. Para quem não sabe, as famosas palavras cruzadas da Coquetel são uma subdivisão da Ediouro...

De toda forma, o livro Gaita Sem Mestre, é uma boa opção para quem ainda gosta de aprender coisas através de livros físicos. Ou mesmo para quem, assim como eu, quer colecionar e compartilhar o máximo de informações possíveis sobre gaita. Bastante indicado para quem busca uma didática simples, com exercícios práticos. O primeiro degrau para manejar e se tornar um perfeito “artista da gaita”. Quem tiver informações sobre a data de lançamento do livro, ou mesmo sobre o autor Célio Behring, fique a vontade de compartilhar nos comentários aqui do blog!

4 comentários:

Nádia disse...

Que texto interessante e instrutivo! Adorei!!!

Unknown disse...

Encontrei um exemplar desses na biblioteca, pretendo pensar emprestado assim que possível

Caio Machado disse...

Vale a pena André. É uma leitura bem rápida e pelo menos um pouquinho vai adicionar no seu aprendizado. Abraço!

Unknown disse...

É possível aprender com o livro?