quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

A Bends fez, está fazendo ou fará falta?


Em 2005 surgia no Brasil aquela que estava fadada a se tornar uma revolução não só no país, mas em todo o mundo no aspecto revolucionário, ou publicitário (as más línguas podem ainda compará-la ao populismo de Getúlio Vargas ou algo que o valha) envolvendo fabricação de gaitas e também um notável contato com o público gaitista. A Bends Harmonicas surgia no mercado com alguns tímidos protótipos que em pouco tempo se consolidaram em aproximadamente dez populares modelos de gaitas que rapidamente figuravam nos bolsos e nas bocas dos gaitistas. Anima, Juke e Prima são alguns exemplos delas. Desde modelos enxutos para iniciantes a impecáveis gaitas profissionais. Até gaita cristã acabou sendo fabricada. Fe? Talvez.  Apelação? Pode ser. Tentativa de laçar novos consumidores inexistentes? O mais provável... Em pouco tempo excelentes gaitistas também já endorsavam e vestiam com convicção a camiseta da Bends. Publicidade também existia de bom grado. Adesivos, cartazes, workshops e oficinas não faltavam nunca. E não era só isso, o mailing da Bends também era impecável. Ele ocorria mensalmente e às vezes em até menos tempo do que isso. Havia também alguns concursos culturais que a meu ver não julgava qualidade e sim bajulação, mas de todo jeito estava ali. Até aulas online gratuitas eram ministradas para os clientes e a todo público interessado. Não sei para vocês, mas para o mundo das harmônicas isso é até exagero...
A resposta das concorrentes ou da concorrente foi tentar de maneira urgente atualizar o site estagnado, criar alguns novos modelos e modificar alguns grafismos e embalagens de gaitas já existentes no mercado. O “monopólio” centenário de algumas fábricas não contava que um boom como esse surgisse do dia pra noite. E nem que a Bends pudesse estabelecer em menos de cinco anos o que eles levaram décadas ou centenas de anos para conseguir. Afinal, não a muito para se inventar se tratando de gaitas. Mas foi aí que a Bends acertou e desesperou o mercado das concorrentes. Com tudo, cito como aspecto negativo o encarecimento desnecessário do preço de todas as gaitas. Importadas ou não. Mas depois de todo esse alarde, no ano passado a caçula das fábricas de gaitas do mundo fechou suas portas e por sinal, sem nenhum aviso prévio. Boatos ainda dizem que nem os próprios endorsees da Bends foram notificados do acontecimento com antecedência. Na manhã do dia 25 de março um e-mail foi enviado ao pessoal que assinava o conteúdo do badalado site com o triste anúncio que a Bends encerraria suas atividades para sempre. Foi um susto grande para todos, não há como negar. Alguns apontam a ingratidão do mercado harmonicista como o principal motivo disso e muita gente até pensou que isso faria com que as portas para que as gaitas importadas chegassem ao Brasil se estreitassem ainda mais, mas isso é algo que não mudou muito com o fechamento da fábrica e a dificuldade de acesso a gaitas importadas ainda continuam... Na época do ocorrido fiz um artigo sobre isso aqui no blog e agora quase um ano depois eu venho com a seguinte questão? A Bends fez, está fazendo ou fará falta?
Pode parecer sensacionalismo ou terrorismo da minha parte dizer isso tudo após a enxurrada de elogios descritos ao decorrer do texto, mas é uma pergunta necessária uma vez em que toda essa luta se fez parecer desnecessária. Muito se diz também em fóruns pela internet e em grupos pelo Facebok. Surgiram muitos boatos e muito mistério sobre o motivo do fechamento da fábrica, sobre o futuro dos endorsees e funcionários, sobre o destino do estoque e do maquinário e etc. Uma polemica desnecessária ou não para o público órfão e carente dos gaitistas. Sem exageros. Eu mesmo adorava a política de aproximação com os clientes que a Bends possuia. Até simpatizava com as gaitas e tudo mais, apesar de ter tido apenas uma Bends Juke e mesmo com o e-mail de aviso de encerramento ainda vejo uma necessidade de um feedback aos já antigos clientes da Bends. Eu mesmo já cogitei que o fechamento da fábrica seria um puta marketing para que a fábrica se revigorasse em segredo e voltasse a todo vapor. Mas agora que a poeira abaixou tudo indica que o velho bordão do John Lennon é novamente muito oportuno. ”O sonho acabou”.

8 comentários:

Anônimo disse...

Faz falta. Muita falta!

Nádia disse...

Caio seu texto é ótimo! Pena que acabou mesmo!

Espírito do Vento disse...

to tentando aprender gaita porém ta difícil encontrar o que eu quero! não encontro o tal método do Benevides e nem a recomendada gaita Bends prima em lugar nenhum! e graças ao blog entendi a razão... pq a fabrica Bends não existe mais! nem no harmonicamaster.com.br tem! agora acho q vo optar por uma suzuki folkmaster e tentar encontrar o livro do Benevides c/ o próprio (consegui o facebook dele graças ao blog tb) vlw pelas info!

WEB RADIO disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
WEB RADIO disse...

A Bends fará muita falta sim, merece respeito e admiração por conquistar em um curto espaço de tempo um mercado tão esquecido principalmente em nosso país. Eu não sou gaitista, estou tentando aprender essa magia que é tocar gaita. Possuo uma Juke, comprei a minha num dia qualquer andando pelo centro da minha cidade, onde resolvi entrar numa loja de instrumentos musicais e me deparei com ela, ali na vitrine onde parecia me encarar, não pensei duas vezes e acertei de cara na escolha que estava fazendo. Admiro muito a quem domina esse instrumento, e passei a admirar muito a Bends desde então. Busquei saber sobre tal, foi ai que conheci o site onde disponibilizava aulas grátis e com qualidade, para mim, que estava iniciando era tudo, a faca e queijo na mão, tudo bem admito que um pouco mais de tempo e disponibilidade de parar para estudar foram falhas de minha parte, mas a bends estava lá, me esperando. E hoje depois de quase um ano de seu encerramento fico sabendo dessa triste noticia. Por isso que vejo que nosso país é uma bosta onde não investe em cultura, boa música, educação, saúde, enfim desabafo minha indignação, pois só escutamos essas palavras em época de eleição e nada muda, como diria Renato Russo - "Que país é esse?...", não sei por qual motivo a Bends fechou, mas com toda certeza deixa ai uma lacuna na cultura musical e na história da música em nosso país.

Braga disse...

sou iniciante nesse mundo da Gaita, minha primeira gaita foi uma BENDS Prima em "A".
Com certeza a BENDS fará muita falta.
Porque acredito que era a única que conseguia e promovia eventos e festivais de blues...
Fui em alguns no SESC, mas desde então, com o fechamento das portas da empresa não tenho vista mais eventos. Mesmo porque não temos mais acesso ao SITE que era muito interessante.
Espero que outrs representantes possam tambem deixar esse grande legado que a BENDS nos deixou...

André disse...

Fiquei sabendo hoje, agora, do fim da Bends, quando um amigo me perguntou como eu comecei a aprender gaita. Fui passar o site da Bends pra ele e não encontrei. Pesquisei no Google e encontrei este blog com esse bom texto que dá uma luz sobre o que aconteceu.
Enfim, eu fico bem triste em saber... Quando resolvi aprender gaita eu pesquisei sobre as marcas e fiquei muito feliz e empolgado ao checar o site da Bends. Eu e um amigo de república compramos e começamos a aprender. Eu fui de Prima e ele foi de Anima.
Cara, os vídeos e tudo mais eram incríveis. Dá até uma certa melancolia ao contar.
Bom, dá até uma dorzinha de saber que não haverá mais essa marca disponível pra compra e nem a idéia.
Hoje tenho uma Hohner, mas percebo que a qualidade da Bends fará falta. Bastante falta.
Abraços, gaitistas e fãs de gaita.
André

guilherme disse...

a bends prima é boa ?