quarta-feira, 13 de abril de 2011

Aprendizado e Debate Online de Gaita em Redes Sociais*

Aprender música não é fácil. Diversos fatores vão influenciar os caminhos e escolhas que você precisará tomar para esse aprendizado. Pode se tratar de tempo, determinação, acesso, qualidade e outras muitas coisas. Felizmente iniciei meus estudos teóricos de música com pouco mais de onze anos de idade no Conservatório Municipal Galdina Correa da Costa Rodrigues aqui mesmo da cidade em que vivo e por lá permaneci por quase cinco anos. Passei por diversos professores e a experiência de se conviver com muitos músicos é sempre um acréscimo em seus estudos. Depois que saí de lá já tinha uma certa desenvoltura para prosseguir de maneira autodidata e graças a isso hoje estudo de maneira independente guitarra elétrica e gaita diatônica. Não pensem que é impossível se aprender música sem o auxílio de professores, digo com firmeza que a maior parte do que sei aprendi fora do conservatório e grande parte em fóruns e em pesquisas pela internet. Visando redes sociais e essa necessidade resolvi listas algumas das coisas que mais me ajudaram no meu aprendizado de gaita através do uso da internet.

Fórum Gaitanet:
Para quem gosta de fóruns e debates o ideal seria acessar o fórum do Portal Gaitanet, idealizado pelo Sergio De Marchi e o Rodrigo Brasileiro. Por lá se encontram discussões sobre gaitas diatônicas, cromáticas, tablaturas e uma infinidade de temas que ai pedem e muito por mais informações:


Clube da Gaita no MSN Messenger e Facebook:
Se você gosta de MSN Messenger e o assunto é praticidade, em meados de 2008 foi fundado o Clube da Gaita pelo gaitista paranaense André Ribeiro. Tudo ou quase tudo que aprendi de irrelevante eu devo a esse grupo que contava com mais ou menos 80 membros quando entrei e agora já dispõe de mais de 650 membros ativos. O grupo é moderado pelo meu amigo Marcos Castelani e por lá figuram gaitistas principiantes e em muita das vezes renomados gaitistas profissionais, como Little Will, André Naves, etc.
Para participar é só adicionar o e-mail a seguir em sua lista de contatos do MSN Messenger:


O clube também possui um grupo de discussão no Facebook:

Gaita-L no Facebook:
Na rede social de Mark Zuckerberg contamos com o grupo Gaita-L criado pelo gaitista Benevides Chireia Júnior. E a discussão por lá anda rolando solta:

Aprenda Gaita Grátis no site da Bends e no Facebook:
Em 2009 a Bends lançou o incrível projeto entitulado Aprenda Gaita Grátis, onde o gaitista e fundador Melk Rocha ministra aulas gratuitas com um excelente material que inclui até arquivos de áudio. Infelizmente a Bends encerrou suas atividades mas as aulas antigas ainda podem ser acessadas no seguinte link:

Bloggers + Twitters:
E para finalizar indicarei dois excelentes blogs que freqüento constantemente e que inclusive serviram de inspiração para a criação de meu blog. São eles os blogs dos Belorizontinos Kenji, que há quase seis anos nos mantém atualizados com notícias e curiosidades sobre gaita e também o blog do Gaitista e ex-endorsee da extinta Bends, Leandro Ferrari que posta aulas e um conteúdo rico e diversificado sobre harmônicas, efeitos e música em geral:

Gaita BH

Leandro Ferrari

Esses links e diversas pesquisas no Google sempre me ajudaram em muitas dúvidas que tive, mas o ideal é que você tenha bastante força de vontade em aprender. Se souberem de qualquer sugestões sobre mais locais, por favor comentem!

* Atualizado em 19/04/2011

4 comentários:

cacarola disse...

Muito bom o post, ajudou bastante a aumentar os recurusos que tenho para
aprender, acho q o unico problema que tenho agora é tempo, mas aos poucos fico lendo e treinando os exercicios
vlw

Luiz Rocha disse...

Oi Caio achei interessante a sua postagem, de grande valia para os principiantes, uma ótima ferramenta de divulgação dos espaços que citou e só o fato de criar um blog sobre difusão de assuntos relacionados à gaita, já me tornei seu fã.

Contudo gostaria de lhe dar uma dica: Ao postar sobre esses assuntos nunca esqueça de citar um fato muito importante: Por mais que seja possível, hoje, aprender gaita sozinho, se você tem a opção e pode ter aulas PRESENCIAIS com um profissional, você investirá um pouco mais financeiramente, mas economizará um bocado de tempo. E tempo, é dinheiro, meu caro. Aprendi sozinho também, sou autodidata. Mas se eu tivesse tomado aulas particulares, tudo que sei eu já saberia há muito mais tempo.

Abraço!
Luiz Rocha
www.luizrochaharmonica.com
www.papodegaita.com

Caio Machado disse...

Grande Luiz, fico lisonjeado de saber que você gostou do blog! Com o tempo quero adicionar mais links nessa postagem e provavelmente irei adicionar até o Papo de Gaita, que eu até desconhecia inclusive!

Sua observação é importante demais, mas é claro que temos locais onde não temos acesso a bons professores ou alguma questão do tipo que atrase o aprendizado. Aqui na minha cidade por exemplo, não existe nenhum professor de gaita e dá até pra se contar nos dedos a quantidade de gaitistas que se mostram ativos. Temos também a condição financeira de alguns alunos que mal conseguem comprar uma gaita pra começar e um monte de desigualdade social, desinteresse dos vendedores e outras coisas ruins que rolam por aí né?

Felizmente com a democratização da internet a música vem se tornando mais acessível e esse tabu de aprendizado já está melhorando! Mais uma vez obrigado por comentar!

Fabio disse...

Caio, o lugar onde o forum Gaitanet é hospedado não está mais satisfazendo nossas necessidades. Portanto montamos um novo forum, que esta disponível atrasves do endereço forum.gaitista.com


Por enquanto os dois sites estão no ar, mas a idéias é que haja uma transição de um forum para o outro.

Abraço,

Fabio Ansolin