segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Festival Marreco e as gaitas

De cinco anos pra cá virou tradição o Circuito Fora do Eixo organizar vários festivais de cultura independente no segundo semestre do ano. Diversas bandas realmente boas circulam pelos festivais Calango, Bananada, Jambolada, etc. Patos de Minas não fica de fora e pelo terceiro ano consecutivo apresenta seu Festival Marreco de Cultura Independente, idealizado pelo Coletivo Peleja. Bem, o que isso tem a ver com gaita? Como eu sempre fujo do foco desse blog resolvi fazer essa postagem com o intuito de mostrar que existe mais gaita do que se imagina em Patos de Minas e em Minas Gerais, mesmo que na nossa cidade só se encontre Free Blues caríssimas nas nossas "estimadas" lojas de instrumentos.
Com 2 dias de shows e mais de 10 bandas confirmadas, já consegui encontrar 4 bandas com gaitistas em sua formação. Em Patos de Minas mesmo temos três! Cassim Amperes do Vandaluz, compartilha os vocais da música Caçador da Noite com sua harmônica em Lá, relembrando o hit Roadhouse Blues da banda The Doors. No Viagem A Falo temos o gaitista Moisés, que também toca violão e divide seus vocais sincronizados a lá Alice in Chains com Small e Lucas (também membro do Vandaluz). Por último e mais recente temos o Sávio, que completa o time do sextexto de southern rock Zharpa com sua gaita reverberando muito blues! Ainda temos também mais um mineiro (!), o Eduardo Bórem do Móveis Coloniais de Acajú - a maior promessa do festival esse ano - que toca gaita cromática e teclado na banda de Samba Rock de Brasília.
Vale lembrar que cada banda citada possui um estilo musical diferente, diversificando assim o Festival Marreco, que contará até com bandas de Death Metal com os uberlandenses do Krow, passando pelo rap patense do D’cendência Ativa que já tocou na festa de lançamento do Festival que aconteceu no dia primeiro de novembro no Decor Fest.
O Festival Marreco começa hoje (29/11) com diversas oficinas que aconteceram no Unipam e irá até sabado (04/12), encerrando com dois shows no Moendas Bar. Confiram aqui a programação completa do Festival Marreco.