domingo, 4 de julho de 2010

Hohner Golden Melody

Depois um imenso hiato do blog resolvi reaparecer e finalmente postar esse review da Golden Melody que eu já vinha prometendo. Antes de mais nada quero dizer que nosso país não fica para trás com nossos fabricantes Hering e Bends, mas quero dizer que a Hohner me surprendeu bastante com suas gaitas. Tive o prazer de comprar duas Hohners que estavam em promoção pelo site de instrumentos Foxtrot. Sim, pela bagatela de 54 reais adquiri minha Hohner Golden Melody em Fá e por um pouco mais de 70 reais comprei uma Hohner Big River em Ré. Minha primeira impressão com as gaitas foram incrivéis, já havia tocado em outros modelos, mas não tive a chance de explorá-los como as duas.
Bem vamos falar da Golden Melody. Diferente da Bends que geralmente embala suas gaitas em caixas com manuais e posteriormente os cases, a Hohner apresenta suas gaitas naquelas velhas e tradicionais caixinhas de plastico, usada pelas demais fabricantes também. A caixinha da Golden Melody é feita de plástico vermelho e acompanha dois compartimentos menores para melhor acomodar a gaita. O material do plástico do interior não é tão resistente e nem muito eficaz pois a gaita chicoteia um pouco. Mas é resistente o bastante para se carregar a gaita para qualquer lugar. Sobre a gaita não há muito o que se questionar. Um visual matador! Disponível nas cores dourada e prateada a gaita apresenta uma ergonomia perfeita com seus cantos arrendados e pelo seu formato extremamente confortável. De embocadura média a gaita mostra-se muito macia e amigável, proporcionando horas de diversão, garantindo menos perda de fôlego. Levando em conta também que o formato reto do bocal pode causar um certo desconforto no começo, mas é só questão de hábito. Sem dúvida foi a gaita mais confortável que já toquei! O fato da placa de vozes ficar muito perto do bocal faz com que o instrumento fique muito mácio. O timbre do instrumento é muito suave e chega a ser cristalino de tão lindo. Suas placa de vozes são feitas de latão e tem 0,9mm de expessura, apesar de não serem muito grossas a gaita ainda possui um ótimo volume. O corpo de plástico não intimida as demais gaitas de madeira.
Pelo pouco que conheço das gaitas alemãs de Hohner digo que esse instrumento está perto de ser uma obra-prima, mas uma vez ressalto que não estou menosprezando os instrumentos nacionais, mas não é de dispensar que quem nunca tocou uma gaita da Hohner não perca tempo e experimente logo! Achei a Golden Melody ideal para se tocar country, acordes e estilos menos agressivos que o blues. Apesar do preço salgado em relação ao mercado nacional é uma ótima pedida e não deixará ninguém frustrado, isso eu posso garantir!

2 comentários:

Rogeblow disse...

Legal o comentário, da pra tirar uma bela base para quem quer aquirir uma hohner que pra mim é a melhor gaita que existe.

Caio Machado disse...

Olá Rogeblow, minha intenção com o blog é essa, pois o material encontrado sobre gaitas na internet é realmente muito escasso, espero ter ajudado. Sobre a Golden Melody e as demais gaitas da Hohner que experimentei, são sim realmente fantásticas e concordo quando você diz que são as melhores que existem. Minha Golden Melody já tem 1 ano e 3 meses e ainda está praticamente intacta!